terça-feira, 29 de maio de 2012

A decisão de Realizar a Cirurgia By Pass – Fobi Capela

Como relatei no post anterior eu coloquei a banda gástrica ajustável em 2003, e não emagreci o que tinha que emagrecer e ainda voltei a engordar.

No final de 2011 comecei a sentir dores fortes na região do estômago, cheguei a ir ao pronto socorro para ser examinada e nada foi encontrado, mas o médico sugeriu que a banda poderia ter migrado (anel da banda penetra para dentro do estômago) e dai eu teria que retirar a mesma por endoscopia, ou então que a mesma poderia ter perfurado o esôfago. Com estas possibilidades procurei um gastro rapidinho e marquei a minha endoscopia, na endoscopia foi verificado o grau elevado do refluxo, porém constatamos que a banda não havia perfurado ou migrado para o estômago, o que era um bom sinal.... mas as dores continuaram por algumas semanas... o médico então sugeriu que eu realizasse a reversão para uma cirurgia bariátrica, já que a banda não possuía mais função de emagrecimento e sim de problemas para o meu organismo...

Acendeu então uma luz no fim do túnelllllllllll, nunca imaginei isso, sério mesmo !

Eu operada, e pelo convênio iria ser bom demais para ser verdade !!!!

Isso foi em  Agosto de 2011, mas eu fiquei com muito receio de realizar esta cirurgia, pois não seria só uma cirurgia, seria uma reversão.... e deixei para pensar nisso depois, fiquei enrolando para fazer os exames , dei o casamento do meu irmão como desculpa (seria em novembro) e o assunto amornou dentro de mim.

No Início de 2012 encontrei meu vizinho caminhando na rua do condomínio onde eu moro, e não o reconheci de tãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooo magro que ele estava, e dai eu perguntei o que tinha ocorrido e ele me falou que havia feito a cirurgia à 15 dias e que tinha perdido uns 20kg,  conversamos muito neste dia, sua esposa pra minha surpresa já tinha sido operada a 5 anos (não aparenta ter sido obesa de forma nenhuma) e ela foi a minha maior estimuladora!!!! Disse de uma forma carinhosa que eu era muito nova, bonita e que eu tinha ainda uma vida pela frente para cuidar da minha pequena filhinha, muitos já me falaram isso.... mas vindo dela eu recebi de outra forma sabe !!! Aquela mulher já esteve no meu lugar, já sentiu o que eu sentia e conseguiu mudar de vida ..... Só tenho a agradecer a eles....

Obrigada Nice e Douglas !!!! vcs marcaram minha vida para sempre :)

Daquele dia em diante decidi que minha vida não seria mais a mesma !

Algo dentro de mim MUDOU PARA SEMPRE !

Sai dali com o nome do médico deles e de mais outras duas sugestões de cirugiões bariátricos aqui da Grande Vitória.

Liguei no médico e descobri que eu era a paciente número 308 na fila de espera para a primeira consulta com este médico super mega blaster chique daqui.

Então liguei na segunda opção e marquei para depois de 20 dias.....

Na primeira consulta o médico foi muito gentil, me atendeu muito bem, explicou tudo e mais um pouco e disse fazer sim a reversão, me explicou que a banda é péssima para perda de peso e que era muito utilizada na Europa e que não é mais tão utilizada nem lá mais !!!!

 Com isso 1 tonelada de culpa saiu das minhas costas.... UFAAAAAAAAAAAAA que alíviooooooo

Mas também disse que minha cirurgia seria de risco, pois a banda em contato (apertando) o estômago provavelmente deveria ter causado lesões ou uma cicatriz, como se fosse um quelóide, e que isso dificultaria o grampeamento e a cirurgia, mas que só saberíamos quando eu fosse para a mesa de cirurgia. Ele também comentou que talvez fosse necessário fazer a cirurgia aberta e que isso ele decidiria na hora da cirurgia, após colocar a câmera para ver a situação lá de dentro.

Nesta consulta levei minha filhinha de 3 anos, que prestou atenção em tudo o que o médico me dizia, e ela saiu de lá contando para todos que o médico iria cortar minha barriga kkkkkkkk

Bom, diante de tantos poréns para fazer a reversão, decidi ir para SP onde morei minha vida toda, marquei consulta com um cirurgião conceituado de lá para saber a opinião dele e ele disse a mesma coisa que o médico de Vitória, então decidi que deveria operar próximo da minha casa mesmo devido o acompanhamento ser a parte mais importante do pós cirúrgico.

Comecei a maratona de laudos e exames tudo durou aproximadamente 3 meses !

Passei por pneumologista, psicológo, endócrino, nutricionista, cardiologista e pelo cirurgião.

O mais demorado no meu processo foi encontrar uma endócrino que me desse o laudo (pois aqui eu nunca fiz tratamento para emagrecer) e fazer as 8 sessões com a psicóloga.

Com todos os laudos em mãos solicitei senha no convênio, e eu pensava: nossa vai demorar uns 30 dias pra liberar a senha (era o que eu queria) pois estava com muito medo de morrer na cirurgia !

Po causa do medo fiz despedida (das comidas e dos amigos), escrevi uma carta pra minha mãe orientando tudo sobre minha filha que é alérgica á vários remédios, ensinei minha filha onde estava a chave do porta jóias, gravei uma filmagem para minha filha e meu marido, arrumei todos os armários de casa, organizei os documentos e por ai vaiiiiiiiiiiiii coisa de loucaaaaaaaaaaaaaaaa medrosaaaaaaaaaaaa kkkkkkk

Exatamente 5 dias depois o hospital me liga e avisa que a senha estava liberada !
Ai Meu Deus e agora????

Tremiiiiiiiiiiii toda !

Que Medoooooooooooooo

Liguei para o médico agendar a data e dai a secretária me disse olha só tem vaga para cirurgia  para daqui 2 meses, pois ele vai a um congresso agora em Junho (fiquei toda feliz), mas ai ela falou não, espera aí, ele abriu a agenda no feriado e tem uma vaga:  é pegar ou largar !

E eu tomei coragem e PEGUEI  !!!!!

E assim marquei a cirurgia....

Avisei aos meus Pais que moram em SP, e os mesmos vieram pra VItória me dar todo amor e apoio necessário que eu precisaria nos primeiros 15 dias....

Obrigada meus queridos ! Quem tem pai e mãe vivo tem tudo !!!

Eles são os nossos melhores amigos !

Eles são o MEU TUDO!

Agradeço também ao meu querido MARIDO que está sempre disposto a me ajudar e é o meu grande companheiro há 10 anos !!!!

E assim Minha Segunda  Cirurgia de GASTROPLASTIA  FOI REALIZADA NO DIA 01/05/2012 !!!!!

Sobre a Cirurgia vou escrever para vocês um novo post contanto os detalhes e complicações ok?






A seguir Texto explicativo e Foto do procedimento que realizei:



Mecanismo de Ação

O mecanismo de funcionamento dessa cirurgia tem 3 objetivos: restringir o consumo alimentar através da redução do estômago, diminuir a absorção e estimular a saciedade precoce.
Redução Gástrica.

O estômago é grampeado e o que fica ligado no tubo digestório é bem pequeno suportando algo em torno de 20 ml a cada 10 minutos.

NutriçãoI leal.
Desvio intestinal para que menos nutrientes sejam absorvidos e para que ando a comida chegue mais rápido ao intestino terminal estimulando a produção de hormônios que causam a saciedade a nível cerebral. O duodeno e o jejuno proximal são trechos do intestino que tem altíssimo poder de absorção, ou seja, grande parte da comida passa rapidamente do intestino para o sangue nesses trechos. O Bypass Gástrico cria um "atalho" no tubo digestivo . A comida vai passar por um estomago pequeno que será costurado ao jejuno médio. Em outras palavras a comida não passa pela maior parte do estomago, nem pelo duodeno e nem por 70 cm de jejuno inicial. Essa modificação vai impedir a intensa absorção alimentar que ocorreria nesse trecho. Esse é o principal mecanismo emagrecedor do Bypass Gástrico. Em vista desse procedimento a absorção de vitaminas e minerais fica muito prejudicada. Entenda: você reduziu o estômago, reduziu o intestino, mas as suas necessidades diárias de nutrientes continua a mesma para o sexo e ciclo da vida que você está, então, não “complementar” determinados nutrientes (algumas vitaminas, alguns minerais e às vezes proteínas) pode levar a: queda acentuada de cabelo, unhas se desmanchando, dores musculares, fraqueza, anemia que são as conseqüências menos graves perto de outras perturbações ao organismo que podem acontecer.

É necessário estabelecer uma parceria com uma equipe multidisciplinar, pois como ouvi em uma palestra: “o Bypass Gástrico é um casamento poligâmico sem direito a divórcio com nenhuma das partes envolvidas”. A única solução é que seja feita uma Sociedade entre o paciente + sua família + cirurgião + nutricionista + psicóloga + fisioterapeuta + outros profissionais conforme o caso.
Parece simples, mas é um grande procedimento cirúrgico com pontos e cortes no estômago e intestino, dentro de você estará tudo literalmente de cabeça para baixo. A complexidade dessa cirurgia vai mexer com tudo na sua vida, tudo mesmo, aspectos físicos, emocionais e bioquímicos. A reversão é um procedimento mais complicado e de altíssimo risco.

No primeiro ano tem-se o emagrecimento mais intenso e vai estabilizando com o decorrer do tempo.

Alguns trabalhos falam que a possibilidade de voltar a engordar em 10 anos é real. Por isso, mesmo o bypass deve ser encarado como uma oportunidade de fazer a reeducação alimentar e lembre-se não há mais nada para fazer além dessa cirurgia. Se você é do tipo que acha que comer de forma saudável é fazer dieta, então precisa aceitar e entender que vai fazer dieta para sempre.

 Por isso, aprenda a se alimentar de forma saudável e descubra que isso é pode ser altamente prazeroso






11 comentários:

  1. Parabéns Carol!!!
    Estou adorando seu blog.
    Minha cunhada fez essa cirurgia e está ótimo.
    Beijosss
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda ! Obrigada.... espero que aqui tudo acabe bem tambem....
      fiquei feliz pela sua visita ! de verdade :)

      Excluir
  2. Parabens pela força.. és uma guerreira! E tudo dará certo!

    ResponderExcluir
  3. Ei Carol q bom q tudo deu certo apesar só seu sofrimento no inicio mais isso e passado e o q importa e o futuro e viver o presente,vai ver como vc vai ficar linda.Daqui uns meses tbm me submeterei a cirurgia bariátrica e sou da grande vitoria tbm bjs. Historia muito linda vc tem pq vc venceu seu medos.Estou te seguindo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta td bem?
      Obrigada pela força, Que legal que vc vai operar tambem, é muito dificil...mas sua vida vai mudar , vc vai ver !!!!
      Vc tem facebook?
      Temos um grupo de cirurgia virtual aqui do espirito santo, vou te enviar o link, quero te acompanhar e dividir experiências com vc ok?

      obrigada,
      bjinhosssssss
      Carol

      Excluir
    2. link
      https://www.facebook.com/#!/groups/bariatricaes/

      Excluir
  4. Oi Caro. Estou prestes a fazer esta cirurgia e gostaria muiiiiiiito que me dissesse como vc esta agora ja passado um tempo. Agradeço muito sua iniciativa em deixar seus relatos. Abç.

    ResponderExcluir
  5. olá...boa noite.. estou fazendo os exames para a cirurgia....vc fez com qual medico aki de vitoria??desde ja agradeço...bjus

    ResponderExcluir
  6. Fiz a cirurgia em abril de 2012 cheguei a 69kg, fiquei muito felizá. No entanto esse ano (2016) comecei a ter crises severas de hipoglicemia devido à baixa absorção de nutrientes e o pâncreas liberando muita insulina, para completar tomo muita cerveja. Resultado, depois de vários internamentos devido à hipoglicemia chegando mesmo a ficar na UTI entubado, tive que fazer a reversão da minha cirurgia, já recuperei quase 15kg, as pessoas dizem estou bem pq me achavam muito magro, mas me sinto péssimo, a hipoglicemia continua mas menos intensa e segundo o médico a reversão foi parcial. tenho tomar proteína, suplementos, e se comer muito vomito. Enfim essa reversão foi uma tragédia e mexeu muito como o meu emocional.

    ResponderExcluir
  7. New casino bonus: 100 Free Spins on Lucky Streak on Lucky Streak
    A welcome bonus is awarded in a progressive jackpot, 수원 출장샵 and the deposit 세종특별자치 출장안마 amount is used by 상주 출장안마 the lucky streak to 영주 출장안마 create the winning 군산 출장안마 combination. The slot game

    ResponderExcluir